Parecer jurídico: Você sabe o que Significa?

O Direito é uma área técnica e demanda diversos conhecimentos dos seus profissionais nos mais diversos níveis. Ligado a isso surge o parecer jurídico, entenda melhor sobre ele logo abaixo:

O que é Parecer jurídico?

Quando falamos sobre Parecer jurídico, estamos automaticamente nos referindo a um termo que deve ser redigido de forma técnica por um profissional especializado no meio, levando em consideração a necessidade de um alto nível de conhecimento por parte do mesmo.

Isso porque o documento é utilizado como forma de análise diante de determinado assunto ou situação, surgindo por grande partes das vezes com um caráter de orientação ao solicitante, mesmo que possa ser baseado também em uma natureza preventiva.

Para que serve o Parecer jurídico?

Em diversos contextos podemos conferir a serventia do parecer jurídico, considerando para tanto o seu caráter analítico e técnico, pontos que em contribuem para que sejam retiradas dúvidas e desfeitas controvérsias acerca de certo tema.

Nesse caso, o profissional formado em Direito age como um consultor jurídico tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, dando a elas o suporte preciso para o entendimento de possíveis problemas, além de ajudar com soluções que possam se mostrar viáveis diante do seu conhecimento.

Como deve ser feito um Parecer jurídico?

Para que seu uso se torne efetivo, é imprescindível que o Parecer jurídico seja feito em meio a uma linguagem clara e objetiva, sobretudo considerando que em muitos casos aqueles que solicitam pelo termo não compreendem a linguagem estritamente técnica do Direito formal.

Ainda assim, como é de se imaginar, não podem ser deixados de lado pontos como a fundamentação técnica, teórica e prática, fazendo com que a análise seja amparada em argumentos legais que visam também a imparcialidade de posicionamento.

Atualizado em: 07/07/2022 na categoria: Dr. Responde