Declaração de residência: O que é e Como fazer?

Por muitos momentos a declaração de residência pode surgir como uma necessidade, e para tanto precisamos estar atentos ao que ela representa e também ao confeccioná-la. Abaixo, entenda melhor sobre e conferira também um modelo pronto:

O que é Declaração de residência?

A declaração de residência é um meio de comprovar o local onde se mora. No geral, isso pode ser feito por meio de comprovantes que podem ser, por exemplo, contas de água, luz ou telefone, além de correspondências como faturas de cartões de crédito, dentre outras possibilidades.

Essa informação pode surgir como uma necessidade em diferentes contextos, já que é fundamental para a realização de cadastro juntamente a instituições, como no caso dos Bancos que exige tal declaração para atividades desde a abertura de conta até solicitação de empréstimos.

Para que serve a Declaração de residência?

Por meio do comprovante de residência podemos atestar uma residência fixa, seja um bem próprio ou alugado, levando maior segurança e credibilidade a seu cadastro pessoal e mostrando que se trata de uma pessoa séria, isso porque será possível encontrar a pessoa declarante em caso de necessidade para a realização de cobranças ou outros feitos.

Em casos onde não há a possibilidade de certificação da moradia pelas formas anteriormente descritas, poderá ser elaborada uma declaração de residência, sendo uma forma de documentar o local da qual a pessoa mora, pelo fato do endereço do imóvel ou do registro da moradia não está em nome do declarante mas, sim em nome de terceiro, esse documento consta os dados, as informações pessoais do declarante, possibilitando o recebimento de informações, atos, intimações, cobranças e também a garantia de que a pessoa seja encontrada no local informado.

 

Modelo de Declaração de residência?

Eu, ____________________ (nome), inscrito no RG sob o nº ___________________, CPF nº _______________________ e domiciliado em __________________________________________________, diante da falta meios que comprovem minha residência, em conformidade com o disposto na Lei 7.115, de 29 de agosto de 1983, DECLARO para os devidos fins, sob penas da Lei, ser residente e domiciliado no endereço , que __________________________ (nome), inscrita no RG sob o nº __________________________, com CPF nº ____________________________, reside em meu endereço desde determinada data.

(Cidade), (data).

__________________________________________
(Assinatura do declarante)

Atualizado em: 15/06/2022 na categoria: Dr. Responde