O que é um Ofício? Quais são suas Características?

Ao falarmos em ofício, é comum que automaticamente sejamos levados a pensar em um modelo formal. Nesse caso, o pensamento está correto, mas ainda assim se torna necessário entender sobre o modelo em meio a sua função e características.

O que é um ofício?

O ofício é um documento que expressa determinada imperatividade, pois funciona em sentido prático como um meio de transmitir ordens, reivindicações, solicitações e também notificações de modo formal, para que assim possua a devida validade exigida pelo meio jurídico.

No geral o modelo ocorre na esfera pública, sobretudo entre órgãos administrativos e jurídicos, envolvendo dirigentes que possuam mesmo nível hierárquico na organização. Contudo, é importante ter em mente que esse fator não é determinante e o mesmo pode acontecer entre o meio público e privado.

Características de um ofício:

Diante da formalidade atrelada a um ofício, há também certo rigor quanto a sua execução, sendo possível perceber ligado a ele pontos como a presença de um registro numeral que controla os envios do mesmo, gerando uma organização desde sua emissão até a resposta recebida. Além disso, podemos citar peculiaridades como:

  • Linguagem formal de acordo com as normas gramaticais da língua;
  • Uso de pronomes de tratamento corretos e formais;
  • Impessoalidade, por se tratar de uma escrita isenta da interferência da individualidade

Outros aspectos fundamentais são:

  • Concisão, para que a informação seja passada de forma direta sem que deixe de possuir formalidade e sentido;
  • Clareza, para que o texto seja integralmente compreendido sem que hajam contradições.

Atualizado em: 05/08/2022 na categoria: Dr. Responde