Furto e roubo: Você sabe a Diferença?

As práticas criminosas são tipificadas de acordo com suas características, facilitando a compreensão geral e também a aplicação de Leis. Nesse sentido, vamos a diferença do furto para o roubo. Abaixo, entenda melhor sobre ambos.

Diferença entre Furto e roubo

A grande diferença entre o furto (Artigo 155 Código Penal) e o roubo (Artigo 157 Código Penal) está no modo com o qual é executado e infelizmente, muitas vezes os meios de comunicação não conceituam da maneira correta e muitas vezes passam o exemplo de modo equivocado ao telespectador, gerando certas dúvidas e confusões. Mas calma, pois hoje elas terão fim.

Assim, enquanto o furto ocorre sem violência direta a vítima (e muitas vezes a vítima não percebe a ação da pessoa que praticou o crime), o roubo consiste na execução do crime diante de grave violência ou mesmo ameaça à vitima, o que também passa a ser lido no senso comum como um assalto.

Tipo de furto

Na prática, ainda há outro ponto sobre o qual podemos nos atentar, se trata de diferentes tipos de furto. Diante disso, podemos encontrar tanto o furto simples quanto o furto qualificado, sobre os quais te explico melhor.

O Furto qualificado se diferencia do simples por apresentar situações ou circunstâncias que o Código Penal expressamente prevê como algo que seja mais grave, a exemplo, o furto que seja praticado com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa, como também o furto seja executado mediante abuso de confiança ou mediante fraude, escalada ou defesa. Enquanto isso, o furto simples ocorre sem tais circunstâncias, ele simplesmente ocorre como está previsto no Caput do artigo 155 do Código Penal: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa”.

Qual a pena para furto e roubo

Com base nas especificações do Código Penal, a pena pode variar entre um e quatro anos com possibilidade de acréscimo de multa no caso de furto. Existindo a possibilidade de aumento de pena, diminuição de pena e a incidência de qualificadoras

Já para o roubo, considerado mais grave em uma comparação, a pena vai de quatro a dez anos de prisão, contando ainda com a chance de multa. Nesse sentido, também há possibilidades de aumento de pena diante das circunstâncias de sua ocorrência, bem como a incidência das qualificadoras .

Atualizado em: 09/10/2023 na categoria: Crimes