Qual é a Diferença entre Voto branco e Voto nulo?

Os eleitores brasileiros comparecem as urnas a cada dois anos e assim podem escolher os representantes da nação, conhecidos como políticos. Mas nem todo mundo consegue encontrar esse alinhamento e acaba optando pelo voto branco ou nulo. Logo abaixo, entenda melhor sobre eles:

O que é voto branco e voto nulo?

Em análise ao § 2º do art. 77 da Constituição Federal de 88, percebemos que ao explicar o processo de eleição presidencial, há uma importante especificação, a de que não serão computados os votos brancos e nem os nulos.

Diante disso, ambos os votos não entram para a contagem de votos válidos, ou seja, não são inclusos naqueles que ativamente elegem determinado candidato, nem mesmo podem ser utilizados como legenda para um partido específico em cargos como deputados e vereadores, por exemplo.

Qual é a diferença entre voto branco e voto nulo?

Entre os botões presentes na urna eletrônica, está o branco que é voltado especificamente para quando o eleitor não sabe a quem dar o seu voto, o que faz com que ele aperte esse botão e confirme sua opção de não votar ativamente em ninguém, configurando assim o voto branco.

O voto nulo, por sua vez, acontece quando o eleitor digita uma numeração inválida, que não corresponde a nenhum candidato ou partido. Nesses casos, mesmo sem que ninguém apareça, a sequência numérica é confirmada e não compreendida pela urna, que então o eleitor confirma sua escolha apertando o botão verde, aquele escrito confirmar e em braile, então esse voto será nulo.

De toda maneira, é importante citar a importância do voto como um meio de exercer a cidadania, podendo participar ativamente da escolha de seus representantes políticos de acordo com aquilo que acredita e deseja. Por isso, vale a pena estudar a proposta dos candidatos para que não desperdice seu voto.

No Brasil, apenas os brasileiros nato e os brasileiros naturalizados podem participar das eleições que são obrigatórias para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Podem, facultativa mente, exercer o direito de voto os analfabetos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos. Pode haver segundo turno se o primeiro colocado não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (não computados os brancos e os nulos).

Atualizado em: 03/07/2023 na categoria: Dr. Responde