» » CTPS – O que é? Onde tirar?

CTPS – O que é? Onde tirar?

A CTPS, Carteira de Trabalho e Previdência Social,  é um documento obrigatório para qualquer pessoa que venha a se associar a algum tipo de serviço.  Independente de ser no comércio ou na indústria, bem como na agricultura, pecuária ou até mesmo de natureza doméstica.

Onde encontro o número da CTPS? Qual o número?

Ao abrir a carteira, a primeira folha é uma plastificada. No campo “número”, localizado ao lado da “série”, você encontra o número da Carteira de Trabalho.


Como faço para retirar a CTPS?

A CTPS é retirada através da rede de atendimento do Ministério de Trabalho (MT). Esta rede é composta de diversos canais de acesso, e existe tem todo o país. O sistema do MT é integrado a um Sistema Informatizado que faz parte de uma rede nacional de dados, impedindo assim a emissão de duas carteiras de trabalho, por exemplo.

Este mesmo sistema contém informações da qualificação civil, endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digital, bem como o nº do NIS/PIS.

Onde consigo fazer um agendamento, emitir segunda via e consultar informações a respeito da minha CTPS?

No site do ministério do trabalho você encontra os endereços dos postos mais próximos, organizados estado por estado.

Para que serve o Sine?

O Sine, ou Sistema Nacional do Emprego, são agências que tem como objetivo conectar as empresas aos trabalhadores em busca de empregos. Dentre todas as ações do Sine, a habilitação ao seguro-desemprego, qualificação Social e Profissional, entre outros, fazem parte do rol de atividades desempenhados pelo Sine.

Atualizado em: 10/04/2019 na categoria: Direito Do Trabalho


Quer receber os novos artigos?