» » » Situação de Benefício Cessado – O que Significa?

Situação de Benefício Cessado – O que Significa?

A situação de benefício cessado significa que houve a perda do direito ao recebimento de algum benefício, como o auxílio-doença fornecido pelo INSS ou o corte do bolsa família. Isso significa que o tempo da assistência terminou.

Benefício Cessado – INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão público que faz parte do sistema previdenciário, ajudando pessoas com benefícios, como o auxílio gravidez ou auxílio doença.

Quando a pessoa não precisa mais do benefício, ele é cortado, ou seja, o benefício é cessado.

Pode te interessar:

Benefício Indeferido – O que Fazer?

Benefício Cessado – Como Recorrer

Se você recebia certo benefício e este foi cortado, procure um advogado especializado na área de previdência (privada ou social) e entre com uma ação na Justiça Federal. É necessário levar todos os laudos médicos, receitas, relatórios ou comprovantes de internação.

Benefício Cessado pela Perícia Médica

O beneficio cessado pela perícia médica é quando os médicos responsáveis por examinar o paciente e comprovar seu estado de saúde declaram que não há mais invalidez justificável.

Nesse caso, a pessoa deixa de receber o benefício, pois o órgão público responsável entende que o paciente não necessita do auxílio.

Benefício Cessado Pode Ser Aposentadoria?

Um dos benefícios cessados pode ser a aposentadoria. Em caso de morte do aposentado, se sua esposa/marido não for inválido e não houver filhos menores de idade, a aposentadoria é cortada.

Benefício Cessado com Auxílio-Doença

Benefício cessado em caso de auxílio doença é quando, após a perícia, os médicos entendem que o paciente já está em condições de trabalhar, enviando esse laudo para o órgão público responsável pelo benefício.

Atualizado em: 09/09/2019 na categoria: Benefícios, Direito Previdenciário