» » Averbação de Tempo de Serviço ou Contribuição

Averbação de Tempo de Serviço ou Contribuição

A averbação de tempo de serviço ou contribuição é a somatória de todo o tempo em que foi prestado serviço e contribuição para instituições públicas ou privadas. O objetivo desta somatória é a concessão da aposentadoria.

A averbação de tempo de serviço ou contribuição nada mais é um cálculo de quanto o empregado contribuiu em um regime de trabalho. Geralmente, as contribuições são junto ao INSS, onde só depois de um tempo de contribuição é possível usar de algum direito.

Quais as consequências de solicitar a expedição de certidão?

É importante analisar que algumas questões quanto a averbação podem repercutir de forma direta na aposentadoria. O primeiro passo é observar se o tempo que se pretende averbar é necessário para a aposentadoria, no caso de serviço público.

Em alguns casos, o que é levado em consideração para a aposentadoria é a idade mínima. Assim, se o tempo de contribuição não for muito relevante, é aconselhável deixar no Regime Geral, para uma futura aposentadoria por idade perante o INSS, por exemplo.

De todo modo, é importante analisar se do ponto de vista financeiro se será algo válido, já que a averbação tem resultado direto na futura aposentadoria.

Por fim, recomendamos que, antes de requerer a certidão para contagem de tempo de serviço ou contribuição, seja analisado todas as consequências para a averbação daquele tempo. Importante haver um planejamento prévio da aposentadoria, com o objetivo do servidor conseguir obter a aposentadoria através do Regime em que ele estiver vinculado.

Atualizado em: 11/04/2019 na categoria: Direito Previdenciário


Quer receber os novos artigos?