O que Significa Concluso para Despacho?

Concluso para despacho significa que o processo já está com o juiz e ele vai determinar qual a próxima decisão a ser tomada, qual será a próxima movimentação administrativa para que o processo tenha andamento.

Explicando palavra por palavra, o termo concluso quer dizer que os autos (processos) já estão com o juiz para serem analisados. Despacho, por sua vez, significa encaminhar, dar seguimento, enviar.

Decisão do juiz para o despacho

Estando conclusos os autos para despacho, o juiz tomará a sua decisão e dará o seu parecer depois de analisar o conteúdo de uma petição* para dar continuidade ao processo.

A partir daí o juiz toma a sua decisão, que pode deferir (concordar) ou indeferir (discordar). O juiz também pode intimar os envolvidos no processo. Depois disso, ele faz o despacho: encaminha o processo para o setor administrativo competente à questão.

Quando os autos estão com o status de conclusos para decisão interlocutória ou apenas conclusos para decisão isso quer dizer que a decisão do juiz sobre a petição em questão não é a sentença final, ou seja, o processo ainda deverá continuar.

(*Documento onde o advogado expõe algo e anexa provas e documentos).


Concluso para despacho – Quanto tempo demora?

Quando os autos estão com o juiz para que ele faça o despacho, o tempo que leva para ele tomar a decisão dependerá de fatores como:

  • Complexidade da causa do processo;
  • Quantidade de processos para análise pelo juiz em questão.

A maioria dos processos podem demorar meses ou até anos para chegarem ao fim.

Qual é o próximo passo após autos conclusos para despacho?

Quando o processo está concluso para despacho as partes devem esperar o juiz analisá-lo para dar a sua decisão e devolvê-lo com o despacho para o cartório.

O que significa autos devolvidos com despacho?

Quando o processo (autos) está com o status de devolvido com despacho isso significa que ele já foi devolvido ao cartório com a decisão do juiz que já analisou a petição.

Autos conclusos é o mesmo que fim do processo?

Autos conclusos não é o mesmo que fim do processo. Note a diferença:

  • Autos conclusos: os autos (processos) estão esperando uma análise;
  • Fim do processo: processo finalizado, com sentença final já proferida pelo juiz.

Pode te interessar:

Conclusão da Sentença

Proferido Despacho de Mero Expediente

Conclusos Para Julgamento